Trabalhos


Suas atividades tiveram início em 2003 com atores formados, em sua maioria, pelo Teatro Escola Macunaíma. Desde então, vêm realizando uma investigação acerca do universo feminino através de uma linguagem própria de encenação e maiores possibilidades de desenvolvimento do trabalho do ator.

Tal investigação começou com o clássico de Sartre “As Troianas”, que rendeu uma temporada de quatro meses no antigo Teatro Fábrica São Paulo (setembro a dezembro de 2004). Neste primeiro trabalho do grupo, além do discurso pacifista que o texto propõe como contraponto aos horrores da guerra de Troia, buscou-se ressaltar o texto que saía da boca e da alma daquelas mulheres marcadas pela insanidade do poder masculino. Hécuba, Andrômaca, Cassandra e Helena de alguma forma, em seus discursos, traçavam, já na Grécia Antiga, o percurso que a mulher ao longo dos tempos vai tomar na elaboração racional de seus sentimentos.

A jornada prosseguiu ainda com o espetáculo "A Inquisição da Alma", texto até então inédito. Nesse segundo projeto, o texto de Airen Wormhoudt proporcionou uma segunda etapa ao trazer para os dias de hoje as personagens de Medeia e Jasão – ela, já não tão psicótica, mas não menos apaixonada por seu homem; ele menos rude, mas ainda sim incapaz de encontrar um discurso coerente para defender suas atitudes. Durante temporada de dois meses no Teatro do Centro da Terra, igualmente em São Paulo (setembro e outubro de 2005), os seis atores que compunham a companhia se mantiveram fiéis à pesquisa acerca das questões humanas por meio do olhar feminino.

Se, na primeira peça, um elenco numeroso de 21 atores recriava a guerra de Troia - propondo ao público uma reflexão não só das mazelas da guerra, como também a constatação do limitado discurso masculino diante dos vários sentimentos latentes do discurso feminino - em A Inquisição da Alma o que se viu foi a atualização desses discursos e a constatação de que 2.500 anos depois tanto o homem como a mulher ainda não se acertaram  diante de si mesmos. Em 2007 “Diálogo de Nós Dois” (de Airen Wormhoudt e Zédú Neves) fez curta temporada no Teatro Macunaíma (2 meses). Após esse período o grupo por questões internas entrou em recesso. Desde 2009, retomamos nossas pesquisas em torno do tema que nos interessa. 

Nesse momento, o grupo encena o texto “A Bomba e O Beijo” de autoria de Zédú Neves, que fecha a trilogia.